1-)O que foi o antigo regime?
R:Sistema político de governo no qual o rei vinha gozando de grandes privilégios.Enquanto a maioria da população estava a seu serviço e sem direitos políticos.
2-)Quais eram as grandes potências europeias no início do século 18?
R:A Grã-Bretanha e a França.
3-)Que forma de governo elas possuíam nessa época?
R:Monarquia constitucional e parlamentar.
4-)O que acontecia com o Brasil na 1° metade do século 18?
R:Exportação de ouros e diamantes.
5-)Reflita e responda:quem mais lucrava com o comércio negreiro,os colonos ou os comerciantes da metrópole?
R:Comerciantes da metrópole.
ROBINSON CRUSOÉ- DANIEL DEFOE ATIVIDADE:2°
1-)Qual era a situação política na Inglaterra na época em que Robinson Crusoé foi publicado(1719)?
R:Eram governados pelos primeiros-ministros,já que,com a guerra civil,o rei perdeu o poder sobre a política,economia,exército etc..
2-)Releia o trecho reproduzido na abertura do capítulo e responda:
a)Como é a relação entre o nativo e Crusoé?
R:Que ele sobreviveu sozinho no Caribe.
b)Crusoé estava interessado em conhecer a cultura e os valores de sexta-feira?Explique.
R:Não,porque sexta-feira era um rapaz de que se preocupava em ensinar a ele sua religião,a sua língua,a ser fiel a ele.
c)Como sexta-feira recebe os ensinamentos de Crusoé?
R:Com total obediência sem questionar.
d)Que visão o autor nos passa sobre a civilização britânica em relação as outras culturas:de superioridade,de igualdade ou de inferioridade?O que você pensa sobre isso?
R:De superioridade.Eles achavam superiores as outras culturas porque grande parte do mundo estava sobre o domínio europeu.Foi errado porque eles estavam tendo um conceito equivocado.
ILUMINISMO ATIVIDADE:3°
1-)Dê a definição do termo iluminismo.
R:É um movimento filósofo,que acredita que só a razão poderia iluminar o pensamento.
2-)Cite as críticas dos iluministas á sociedade da época.Quais eram suas propostas?
R:Criticou a monarquia absolutista de direito divino,a igreja católica,o clero,a intolerância religiosa e o fanatismo.Afirmava ser necessário uma monarquia respeitadas das liberdades individuais.
3-)Como as ideias iluministas se defenderam pela Europa?
R:Difundiram pelos iluministas e burgueses por meio de cartas,jornais,revistas,reuniões,chás e festas.
4-)Cite duas ideias defendidas pelos iluministas.
VOLTAIRE-R:Defensor da liberdade de pensamentos e tolerâncias
MONTESQUIEU-R:Que devem ser governados por leis
ROUSSEAU-R:Acreditava em leis justas,deveriam governar segundo a maioria.
5-)Compare a fisiocracia e a liberdade econômica,estabelecendo algumas diferenças e semelhanças entre essas duas doutrinas.
R:Liberdade=defendiam a liberdade de comércio
Fisiocracia=defendia e criticava a intervenção do estado
Ambas defendem o ideia que a livre concorrência devem ficar o critério do povo.
6-)Que princípios defendiam Adam Smith?
R:Adam Smith defendia o trabalho e a liberdade como única fonte de riqueza e que todas as atividade econômica eram importantes.
7-)Explique a afirmação:o despotismo esclarecido foi um absolutismo disfarçado.
R:Os monarcas esclarecidos não deixaram de ser absolutistas ,porém realizaram reformas políticas e sociais importantes tornando a vida do povo menos opressora.
8-)Qual o primeiro despostos esclarecidos,quais medidas tomadas tomadas por ele?
R:O Marquês de Pombal,rei de Portugal,realizaram algumas reformas como:
*Aboliu alguns privilégios da nobreza e do clero
*Puseram fim ás torturas
*Adotou a tolerância religiosa
A INDEPENDÊNCIA DOS E.U.A ATIVIDADE:4°
1-)Quais países já tinham se formado até o século 18?Indica as regiões colonizadas por cada um deles.
R:Ingleses=E.U.A;Portugueses =Brasil ;Franceses=Canadá;Espanhóis=Oeste da América; Holandeses=Suriname.
2-)Cite os motivos pelos quais a Inglaterra colonizou a América do Norte.
R:Ao clima favorável,ao cultivo de algodão e criação de ovelhas e carneiros.
3-)Escreva o nome das colônias inglesas na América do Norte.
R:NEW Hampshire,Massachusetts,Rhode Island,Connecticut,New York,New Jersey,Virgínia, Pensilvânia, Delaware,Maryland,Carolina Do Norte,Carolina do Sul e Geórgia.
4-)Quais os tipos de colônia?Dê a diferença entre elas.
R:COLÔNIA DE POVOAMENTO=Iam morar em tal lugar sem ambição,mais para começar uma nova vida.
COLÔNIA DE EXPLORAÇÃO=Habitava em algum território por ambição as terras.
5-)Explique como ocorria o comércio triangular.
R:Devido ao comércio entre as colônias do Norte,Sul e África,que lucravam era os colonos e perdia a metrópole.
6-)Compare a colonização inglesa ás colônias americanas a colonização portuguesa no Brasil.
R:As colônias inglesas do sul assim como o Brasil,foram colônias de exploração.Grandes propriedade voltadas para o lucro cultivavam o tabaco,o arroz,algodão,anil e etc...
7-)O que provocou a reação dos colonos contra a metrópole?Explique.
R:As despesas e ao alto impostos devido a guerra aos sete anos despertaram os colonos estimulando-os a lutar pelo ideal de liberdade.
8-)Escreva o nome das leis que os ingleses impuseram aos colonos e comente-a.
R:Lei do chá= obrigava aos colonos comprar chá só da metrópole.
Lei dos intolerantes=fechou o porto de Boston.
Lei do selo=Não comprar nada da Grã-Bretanha.
9-)O que foi a guerra dos sete anos?Que países participaram da guerra da independência?Por quê?
R:Foi uma guerra entre França e Inglaterra.França,Espanha e Holanda,participaram da guerra ao lado dos E.U.A pois se interessava em prejudicar Grã-Bretanha.
PROVA DA 1° UNIDADE DE HISTÓRIA
1-)Cite os nomes dos países que tinham se formado até o século 18 e as regiões da América que eles colonizaram.
R:Ingleses=E.U.A Portugueses =Brasil Franceses=Canadá Espanhóis=Oeste da América Holandeses=Suriname.
2-)Dê a definição de antigo regime.Qual era a forma de governo neste período?
R:Sistema político de governo no qual o rei vinha gozando de grandes privilégios.Enquanto a maioria da população estava a seu serviço e sem direitos políticos.Monarquia constitucional e parlamentar.
3-)Relacione os termos abaixo:
(a)Metrópole (c)Impedimento do livre comércio
(b)Colônia (d)Movimento de idéias que defendia a razão
(c)Pacto colonial (b)Estados Unidos
(d)Iluminismo (a)Grã-Bretanha
4-)Sobre o movimento iluminista marque a alternativa que considera correta:
a)Questionava o poder do rei (X)
b)Propunham uma política econômica liberal (X)
c)Favoreciam os princípios mercantilistas ( )
d)Defendia a figura do rei como poder supremo ( )
e)Era favorável á perseguição política( )
5-)Escreva o nome dos principais pensadores iluministas
R:Voltaire,Montesquieu e Rousseau.
6-)Dê a diferença entre colônia de exploração e colônia de povoamento.
R:COLÔNIA DE POVOAMENTO=Iam morar em tal lugar sem ambição,mais para começar uma nova vida.
COLÔNIA DE EXPLORAÇÃO=Habitava em algum território por ambição as terras.
7-)Relacione os fatos corretamente:
(1)Comércio triangular (2)Treze colônia (3)guerra dos sete anos
a)Acordo comercial realizado entre as colônias do norte,do sul e a África (1)
b)Desenvolveram dois tipos distintos de colonização(2)
c)Lucravam os colonos e perdiam a metrópole (1)
d)Conflito entre França e Inglaterra(3)
e)Os ingleses ocuparam a costa atlântica dos Estados Unidos(2)
f)Teve como consequência do aumento de impostos e a insatisfação dos colonos(1)
8-)Cite as leis importantes pelo governo britânico aos colonos após a guerra.Você concorda com essas leis?Justifique.
R:Lei do chá= obrigava aos colonos comprar chá só da metrópole.
Lei dos intolerantes=fechou o porto de Boston.
Lei do selo=Não comprar nada da Grã-Bretanha.
Não,porque isso era injusto e fazia a colônia falir-se,enquanto a metrópole se enriquecia.
2° Unidade
CONSTITUIÇÃO FRANCESA ATIVIDADE:5°
1-)Como estava dividida a sociedade feudal no antigo regime.Diga a função de cada um.
R:Em 3 estados:
Nobreza=gozar das riquezas e do poder
Clero=eles oravam e faziam a bíblia
Povo=Trabalhavam para sustentar o rei e pagavam impostos.
2-)Que atitude tomou Luís XVl diante da crise financeira?
R:Convocou assembléia dos estados gerais.
3-)Por que o 14 de julho é hoje a data nacional da França?
R:Foi o dia em que o povo se reuniu e fizeram uma queda na bastilha,que era a marca da monarquia.
4-)Cite algumas medidas importantes tomadas pela constituição.
R:Fim da escravidão e dos privilégios feudais,aprovou a declaração dos direitos do homem e do cidadão.O direito á liberdade,a igualdade perante a lei,o confisco dos bens da igreja,estabeleceu os 3 poderes,fim da isenção de impostos para o clero, a nobreza,voto censitário.
5-)A tentativa de fuga de Luís XVl mudou os rumos da revolução?O que aconteceu a partir daí?
R:Depois de vencer a Áustria e a Prússia,a assembléia nacional aboliu a monarquia proclamou a república e convocou uma constituinte.
6-)Aponta as principais características da constituição francesa de 1789?
R:Democrático determinado voto universal masculino,o fim da escravidão na colônia,criação de escolas primárias gratuitas de pensão e assistência gratuitas aos velhos enfermos e viúvos.
OS GRUPOS POLÍTICOS ATIVIDADE:6°
1-)Quais eram os grupos políticos mais atuantes na convenção?Que camadas sociais representavam?
R:Os girondinos representantes da burguesia,e os jacobinos representantes da pequena burguesia e de classes populares.
2-)O que foi o terror?Que grupo político detinha nesse período?
R:O período da ditadura doa jacobinos.
3-)Mencione,em frases curtas,quatro episódios políticos importantes no período de setembro de 1792 a julho de 1794.
R:Proclamação do governo da república (1792)
O voto universal masculino e a morte de Luís XVl(1793)
O terror(1793 e 1794)
A prisão de Robespierre e seus seguidores(1794)
4-)Demonstre como o governo do diretório favoreceu a burguesia.
R:O voto censitário limitava os direitos políticos da burguesia.A extensão do imposto para os ricos.A anulação dos benefícios dado aos "sans culotes" enfraquecia as camadas populares.
5-)Por que não houve protestos quando Napoleão Bonaparte derrubou o diretório?
R:Porque ele aproveitou da situação em que o país estava frágil e inútil.
MOVIMENTOS OCORRIDOS NO BRASIL ATIVIDADE:7°
1-)Escreva os nomes dos movimentos ocorridos no Brasil,sob influência do iluminismo,revolução francesa e os principais objetivos de cada um.
R:Conjuração mineira=se tornar independente de Portugal sob a forma de governo, república e conquista autonomia econômica.
Conjuração Baiana=lutar pela sua independência,fim da escravidão e implantar a república.
2-)Como estava politicamente o continente Americano por volta de 1780?
R:Estava dividida com inúmeras colônias que viviam sob domínio do pacto colonial,das metrópoles europeias(Portugal,Espanha ou Holanda)
3-)Que efeitos o iluminismo,a independência dos E.U.A e a revolução Francesa causaram sobre os colonos?
R:Eles foram movidos por esses movimentos,que tentavam lutar pela sua independência.
4-)Quem foi Tupac Amaru?Qual a sua importância?
R:Líder dos descendentes dos incas,representava a revolta que começava a mexer os colonos contra a exploração.
5-)Qual era a situação econômica do Brasil no final do século 18?Escreva em duas frases.
R:A produção brasileira sofreu alterações,além dos canaviais,houve também o cultivo de arroz,tabaco,algodão,trigo etc...
A extração de ouro ,prata e diamante.
6-)Qual era o principal motivo do descontentamento da população de Minas Gerais em relação ao governo de Portugal?
R:A exploração da mão-de obra,os altos impostos e a imposição do governo de Portugal.
7-)Cite três características da conjuração Baiana de 1798.
R:*A luta pela independência
*Por fim á escravidão
*Seus principais representantes eram pessoas simples e negras.
8-)Descreva as penas pelas quais sofriam os conspiradores mineiros e baianos.Dê sua opinião.
R:Presos,enforcados,esquartejados e até arrastados em praças públicas.
PROVA DA 2° UNIDADE DE HISTÓRIA
1-)Enumere a 2° coluna de acordo com a 1°
(1)Guilhotina (4)grupo de pessoas que exerce o poder legislativo
(2)Ditadura (5)poder absoluto e autoritário
(3)Absolutismo (1)máquina de decapitação na qual o golpe é dado por uma lâmina
(4)Parlamento (3)sistema de governo que exerce o poder absoluto sobre seus súditos
(5)Despotismo (2)forma de governo em que um grupo ou um indivíduo detém o poder
2-)Quem eram os grupos políticos mais atuantes na convenção?Que camadas sociais representavam?
R:Girondinos=representantes da alta burguesia
Jacobinos=representantes da baixa burguesia e de classes populares
Planície ou Pântano=Eram indefinidos
3-)As duas principais atividades econômicas Portugal e Espanha incentivavam na América, no inicio da colonização,foram respectivamente:
a) o cacau na América portuguesa e a mineração do ouro e da prata na América espanhola
b) mineração na América portuguesa e a monocultura do tabaco na América espanhola
c) a monocultura de cana de açúcar na América portuguesa e a pecuária na América espanhola
d) a monocultura da cana de açúcar na América portuguesa e a mineração do ouro e da prata na América espanhola
e) a monocultura do algodão na América portuguesa e a pecuária na América espanhola.
R:"d"
4-)Sobre a primeira revolução industrial informe:
a)Onde aconteceu?
R:Inglaterra
b)Em que período?
R:No final do século 17 e no começo do século 18
c)Qual a primeira indústria a ser instalada?
R:Têxtil
d)Quais os principais fatores da industrialização na Inglaterra?
R:Capital(dinheiro),local e matérias-primas
5-)A more de Tiradentes está ligado ao seguinte fato da historia do Brasil:
a)Inconfidência mineira
b)Confederação do Equador
c)Revolta de Canudos
d)A praieira
e)Revolução farroupilha
R:"A"
a)Explorar as minas de ouro no Brasil era a única saída encontrada pelos portugueses para superar a crise no século 17 ( V )
e)O trabalhador de uma indústria ou fábrica chama-se operário ( V )
f)O operário recebe mensalmente o seu salário ( V )
g)A Espanha foi o primeiro país a se industrializar ( F )
h)No artesanato o trabalho é feito por etapas e cada trabalhador tem sua função ( F )
7-)Cite algumas vantagens e desvantagens da revolução industrial.
R:Vantagens=-desempenhou um papel vital no desenvolvimento do capitalismo;ficou mais fácil controlar a produção;os artesãos começaram a trabalhar em grupos;multiplicando o trabalho humano, surgiram as indústrias modernas e o desenvolvimento das cidades.
Desvantagens=as máquinas substituíram a mão de obra humana;o trabalhador perde o domínio sobre o produto final;poluição.
3° Unidade
BOLÍVAR:UM SONHO DE LIBERDADE E UNIDADE ATIVIDADE:8°
1-)Como estava formada a América Espanhola em camada social?Define cada um.
R: Chapetones=Eram brancos puros
Crioulos=Mistura de espanhóis com americanos
Índios=Era a grande maioria, sendo todos americanos
2-)O que influenciou o processo de independência na América espanhola?
R:As ideias iluministas,a independência dos E.U.A,e a revolução francesa.
3-)Como estava dividida a América espanhola na questão territorial até o século 19?E hoje?
R:Os países estavam divididos em confederações (Peru,Bolívia) e repúblicas (Equador, Venezuela, Colômbia).
4-)Por que o movimento emancipacionista de 1810,no México,não se firmou?
R:Por ter sido um movimento de forte conotação popular,e a favor da igualdade social.
5-)Qual era o interesse da Inglaterra na independência da América?
R:Ela estava interessada em dominar os mercados consumidores e a produção de matérias-primas da América.
6-)Escreva o nome dos líderes no processo de independência da América espanhola.
R:Bernardo O'Higgins, Agustín de Itúrbide,e José de San Martin.
7-)A quem interessava manter a escravidão?
R:Aos crioulos.
D.JOÃO NO BRASIL ATIVIDADE:9°
1-)Que situações históricas diferenciam os dois momentos representados por essas pinturas?Por que a corte portuguesa transferiu-se para o Brasil?Identifique nas duas imagens a Príncipe regente D.João.
R:1° pintura=destaca a partida da corte portuguesa para o Brasil depois da invasão Napoleônica.
2° pintura=o príncipe regente já no Rio de Janeiro aqui no Brasil.
2-)Quais foram as medidas econômicas tomadas por D.João no Brasil?
R:Abertura dos portos, a permissão para a abertura de indústrias no Brasil,a instalação de fundições e de fábricas têxteis.
3-)Que mudanças urbanísticas ocorreram no Rio de Janeiro com a instalação da corte portuguesa?
R:Surgiram bairros suntuosos,novas casas,ruas foram pavimentadas e pântanos drenados ,palacetes e escolas.
4-)Para a população colonial,incluindo a aristocracia rural e as camadas médias e pobres,essas mudanças foram boas ou ruins?Explique.
R:Foram em parte boas,pois ela podia usufruir da nova situação.Mas para a maioria especialmente os mais pobres,as mudanças trouxeram alta de preços.
5-)O que foi a revolução do porto?
R:A revolução liberal foi liderada pela burguesia comercial que marcou o início da queda do absolutismo português o que lotou de sua constituição.
6-)Como os brasileiros reagiram aos acontecimentos de Portugal?Por quê?
R:Os brasileiros apoiaram a revolução que exigia a volta de D.João 6° e a criação de uma constituição.
7-)Por que os brasileiros mudaram de opinião sobre ás cortes?
R:Porque as cortes portuguesas mostraram sua intenção em recolonizar o Brasil,restabelecendo antigos privilégios á Portugal.
8-)O que se passou nos nove meses entre o dia do fico e a independência?
R:D.Pedro tomou uma série de medidas,entre elas estavam:A nomeação do ministério dos brasileiros,expulsão das tropas,lei do "cumpre-se" e convocação da "Assembléia constituindo".
9-)Comente de três á cinco situações que exemplificam o autoritarismo de D.Pedro 1°.
R:Ficou claro diante das seguintes situações:Na dissolução da assembléia constituinte,na aprovação de constituição de 1824,na criação do poder moderador na repressão violenta contia a confederação do Equador, na guerra da Cisplatina.
10-)Comente três fatores que exemplifiquem a queda de D.Pedro 1°.
R:*O autoritarismo
*O receio do fazendeiro de que o imperador cumprisse o compromisso de eliminar o tráfico negreiro
*O envolvimento de D.Pedro no caso da sucessão do trono português.
PROVA DA 3° UNIDADE DE HISTÓRIA
1-)"Criollos" e "Chapetones" eram respectivamente:
a)Os espanhóis e os mestiços
b)Os naturais da América e os espanhóis
c)Os mestiços e os precursores da independência
d)Nenhuma delas é correta
R:"B"
2-)Cite os fatores externos que influenciaram á luta das colônias espanholas pela independência.
R:A independência dos E.U.A,a revolução francesa e as idéias iluministas.
3-)Cite as camadas sociais que compunha a América espanhola e exemplifique-as.
R:Chapetones=Eram brancos puros
Criollos=Mistura de espanhóis com americanos
Índios=Era a grande maioria, sendo todos americanos e explorados pelos crioulos e chapetones.
4-)Qual era o interesse da Inglaterra na independência da América?
R:Dominar os mercados comerciais e a produção de matérias-primas na América.
5-)A emancipação politica no brasil não se limita ao '' grito do Ipiranga'' em 07 de setembro de 1822.Deve,ao contrário,ser compreendida como um processo.São fatores que explicam a emancipação política no Brasil,exceto :
a)Ao interesse da burguesia inglesa de alcançar livremente o mercado brasileiro.
b)O anseio dos grandes proprietários coloniais de romper com o exclusivo metropolitano.
c)A expansão napoleônica na Europa,forçando a transferência da corte portuguesa para a colônia.
d)A divulgação das idéias liberais,que no Brasil assumiram um caráter anticolonialista
e)A pressão exercida pelos escravos no sentido de se abolir a escravidão no país.
R:"E"
6-)A respeito da independência do Brasil,é válido afirmar que:
a)Foi um arranjo político que preservou a monarquia como forma de governo e também os privilégios da classe proprietária.
b)As camadas senhoriais,defensoras do liberalismo político, pretendiam não apenas a emancipação política, mas a alteração das estruturas econômicas;
c) foi um processo revolucionário, pois contou com intensa participação popular;
d) o liberalismo defendido pela aristocracia rural apoiava a emancipação dos escravos;
e) resultou do receio de D. Pedro I de perder o poder, aliado ao seu nacionalismo.
R:"A"
7-)Observe o banco de palavras e complete as frases abaixo:
Bloqueio continental-D.Maria l-D.João Vl -Frei Caneca-Revolução pernambucana-Inglaterra-Portugal-Napoleão
a)Governava o trono no lugar de sua mãe D.Maria l
b)Com o decreto do bloqueio continental Portugal ficou em situação difícil,sendo invadido por Napoleão
c-)Inglaterra escoltou a família real de Portugal para o Brasil
d)Em março de 1817 estourou em Pernambuco a revolução pernambucana tendo como líder Frei Caneca e condenado por D.João Vl
8-)Cite as principais mudanças ocorridas no Brasil com a chegada da família real de Portugal ao Brasil.
R:Surgiram bairros suntuosos,novas casas,ruas foram pavimentadas e pântanos drenados ,palacetes e escolas.
4°UNIDADE1-)Caracteriza o período regencial.
R:Foi formado por 4 regências que governaram o Brasil durante a minoridade de D.Pedro 2°.
2-)Quais as primeiras medidas adotadas pelos regentes?
R:*Criação da guarda nacional.
*Ampliação do poder do juiz de paz dos municípios
*Criação das Assembleias provinciais
3-)Defina:
a)Regência una permanente
R:Foi uma só pessoa que regeu o Brasil,que era de total confiança de D.Pedro 1°
b)Regência trina provisória
R:Governo de três regentes para responder por D.Pedro 2° em tais assuntos,até sua maioridade,e podiam ser demitidos a qualquer momento.
4-)Que grupos brasileiros compunham a elite brasileira durante o segundo reinado?
R:Eram em sua maioria profissionais liberais e intelectuais como jornalista, médicos,advogados, estudantes, padres e etc..
5-)Como o governo reagiu a reivindicação e revoltas populares?
R:Com muita violência,mandando tropas para deter os revoltosos.
6-)Cite as principais revoltas populares ocorridas durante o segundo reinado,onde,quando e principal objetivo de cada uma.
R:*CABANAGEM=ocorreu no Pará entre janeiro de 1835 e maio de 1836.Lutavam pela redução de desigualdades sociais.
*BALAIADA=ocorreu no Maranhão entre 1838/1841.Eles lutavam contra o autoritarismo e centralização do governo.
*SABINADA=ocorreu em Salvador em 7 de novembro de 1837.Lutavam para proclamar a república Baiense.
*Farroupilha=ocorreu no Rio Grande do Sul entre 1835 á 1845.Lutavam pela independência do Rio Grande do Sul.
7-)Quais as diferenças entre as propostas dos liberais e conservadores para o país?
R:Os liberais pregam a não intervenção do estado.Já os conservadores acreditam que o desenvolvimento econômico do país através de intervenções do governo traz mais benefícios para a economia.
8-)Os historiadores afirmam que a campanha da maioridade foi um golpe político dos liberais.Por que?
R:Porque não foi discutida na assembléia geral,e derrubar os preceitos dos conservadores.
PROVA DA lV UNIDADE DE HISTÓRIA
1-)Que grupos sociais compunham a elite brasileira no primeiro reinado?
R:Grandes proprietários de terras e altos funcionários
2-)Marque V para verdadeiro e F para falso:
a)Durante o primeiro reinado surgiu dois grupos políticos,liberais e conservadores( V )
b)As reformas liberais do período regencial só beneficiaram os grandes fazendeiros ( V )
c)Durante o primeiro reinado as regiões mais desenvolvidas eram o norte e o nordeste( F )
d)Nesse período a economia brasileira estava voltada para a industrialização ( F )
3-)Escreva o nome da lei que proibiu o tráfico de escravos no Brasil,que país da Europa contribuiu para o fim do tráfico e qual a sua intenção?
R:Eusébio de Queiroz.A Grã-Bretanha,sua intenção era fazer os fazendeiros comprar seus produtos,porque nessa época,Inglaterra estava se industrializando bastante.
4-) que significa abolir?Quando foi decretada a lei da abolição?Quem a decretou?Qual a contribuição dessa lei para os negros do Brasil?
R:Significa acabar.Foi decretada em 1888 pela Princesa Isabel,para dar liberdade aos negros.
5-)Escreva o nome das leis que antecederam a lei Áurea e a importância de cada uma.
R:Lei do ventre livre=dar liberdade aos recém nascidos de escrava,ou ter seu trabalho até aos 21 anos.
Lei do sexagenário=libertar os negros com mais de 65 anos,o que era raridade.
Parabéns, muito bom.
ResponderExcluirta faltando a e do robinson crusoe favor colocar
ResponderExcluirROBINSON CRUSOÉ- DANIEL DEFOE ATIVIDADE:2°
Excluir1-)Qual era a situação política na Inglaterra na época em que Robinson Crusoé foi publicado(1719)?
R:Eram governados pelos primeiros-ministros,já que,com a guerra civil,o rei perdeu o poder sobre a política,economia,exército etc..
2-)Releia o trecho reproduzido na abertura do capítulo e responda:
a)Como é a relação entre o nativo e Crusoé?
R:Que ele sobreviveu sozinho no Caribe.
b)Crusoé estava interessado em conhecer a cultura e os valores de sexta-feira?Explique.
R:Não,porque sexta-feira era um rapaz de que se preocupava em ensinar a ele sua religião,a sua língua,a ser fiel a ele.
c)Como sexta-feira recebe os ensinamentos de Crusoé?
R:Com total obediência sem questionar.
d)Que visão o autor nos passa sobre a civilização britânica em relação as outras culturas:de superioridade,de igualdade ou de inferioridade?O que você pensa sobre isso?
R:De superioridade.Eles achavam superiores as outras culturas porque grande parte do mundo estava sobre o domínio europeu.Foi errado porque eles estavam tendo um conceito equivocado.
bem legal
ExcluirTa faltando as principais características da constituição de 1824 :c
ResponderExcluirParabens ta perfeito..
ResponderExcluirae minha prof passo isso
ResponderExcluirvlw ajudo
ResponderExcluirvlw ajudo
ResponderExcluirola so faltou o fim da monarquia e o inicio da republica por favor coloca ai a prova e manha me ajude
ResponderExcluirola so faltou o fim da monarquia e o inicio da republica por favor coloca ai a prova e manha me ajude
ResponderExcluirola me ajudem nessa pergunta
ResponderExcluirexplique quais sao eram as facçoes politicas na convençao nacional,sua composiçao e ideias defendidas:
me ajudem por favor!!!!
Excluirmuito bom, perfeito , esta de parABENS!!
ResponderExcluirTHAT EXERCICES IS FANTASTICS!!!
ResponderExcluirAlguém sabe a resposta do livro de história do 8 ano alfredo boulos Júnior pag:131
ResponderExcluirSla
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAlguém faz sobre as doutrinas políticas do século XIX... Pfvr...
ResponderExcluirMuito bom obrigada!
ResponderExcluirVlw mesmo
ResponderExcluirAludiu e muito 😃
Ajudou e muito **
ResponderExcluirAjudou e muito **
ResponderExcluirVlw mesmo
ResponderExcluirAludiu e muito 😃
Por uma rês,oitenta oitavas;Qual é o preço médio atual;seu peso em ouro e seu valor atual em ouro????
ResponderExcluirajudou muito
ResponderExcluir