terça-feira, 31 de julho de 2012

Geografia 8°ano-atividades e respostas

CONTINENTES,MARES E OCEANOS                                                ATIVIDADE:1°

1-)Os continentes e ilhas são paisagens do Planeta.Por quê eles são classificados como terras emersas?
R:A porção da superfície terrestre que não está coberta pelas águas oceânicas.

2-)Como os continentes são denominados?
R:América,Europa,África,Ásia, Oceania e Antártida.

3-)Como são formado os mares?
R:São formados por gigantescas porções de água salgada.

4-)Em qual dos hemisférios existe maior número dos oceanos,no hemisfério norte ou no hemisfério sul?
R:No hemisfério Sul.

5-)Qual é a área total de oceanos e mares?
R:71%.

6-)Qual é a área dos continentes e ilhas?
R:29%.

7-)46% corresponde ao total de água de qual oceano?
R:Oceano Pacífico.

8-)Dê as porcentagens das terras emersas dos continentes abaixo:
América=  28%. 

África=20%

Europa=7%

Antártida =9%

Oceania=6%



PLACAS TECTÔNICAS                                                                          ATIVIDADE:2°

1-)Em que parte da América do Sul ,há ocorrência de terremotos e vulcões?
R:No Oeste.

2-)Nas áreas de encontro entre as placas tectônicas o que os movimentos provocam?
R:O surgimento de orifícios na crosta.

3-)Fale sobre o famoso Monte Fuji  no Japão.
R:É um exemplo de montanha formada por erupções vulcânicas.

4-)Quais cidades dos Estados Unidos estão localizadas nas proximidades do encontro de duas placas tectônicas?
R:Los Angeles e São Francisco.

5-)Hoje em dia,há ocorrência de vulcões ativos no Brasil?
R:Não.

6-)Que fatos explica a inexistência de terremotos em nosso país?
R:A posição do território brasileiro na superfície terrestre.


NORDESTE E AS GELEIRAS                                                             ATIVIDADE:3°

1-)O que aconteceu com muitas paisagens existentes no passado?
R:Elas se modificaram,eram cheia de geleiras e hoje é sertão(isso ocorreu no nordeste).

2-)Como o sertão nordestino é marcado hoje?
R:É marcado pelos mandacarus.

3-)O sertão nordestino foi sempre seco?Justifique.
R:Não.Ele era coberto por iceberg,e devido á separação do continente o clima mudou e o gelo derreteu-se.

4-)Hoje,é comum se vê blocos gigantescos de gelo em que parte do planeta?
R:Antártida.

5-)Com base em que os pesquisadores descobriram que o sertão nordestino já esteve coberto de gelo?
R:Eles cavaram bem fundo no local que eles estavam desconfiados e pelos arranhões que os iceberg iam caindo e fazendo arranhões em rochas.

6-)Dê o significado da palavra Glaciação.
R:Período em que grande parte dos continentes ficou coberta de gelo,devido ás mudanças climáticas.

7-)As marcas mais recentes da glaciação nordestina foram descobertas em outubro do ano passado comente.
R:Foram descobertos quando escavaram e acharam diversos sulcos em rochas de até 40cm de profundidade e 25 cm por 3m de largura.

8-)Em quais estados do nordeste foram encontrados vestígios de glaciação?
R:Sergipe, e Bahia.

9-)Como era conhecida a glaciação do final da era paleozóica?
R:Idade Glacial da era Gondwana.


                                 PROVA DA 1° UNIDADE DE GEOGRAFIA

1-)Quais cadeias de montanhas surgiram a partir do choque de duas ou mais placas tectônicas?
R:A montanha dos Andes.

2-)Os continentes e ilhas são paisagens do planeta Terra.Por que eles são classificados como terras emersas?
R:A porção da superfície terrestre que não está coberta por águas oceânicas.

P.S=O resto da prova foi feita por uns gráficos e várias imagens que acho melhor não pôr.


                                                            l l Unidade


PETRIFICAÇÃO                                                                                   ATIVIDADE:4°

1-)Como era um lugar petrificado há 220 milhões de anos atrás?
R:Era coberta por uma floreta pantanosa exuberante.

2-)O que vive nessa floresta?
R:Diversos animais,como pequenos dinossauros  e outros répteis semelhantes aos crocodilos.

3-)Como se deu o procedimento de petrificação da floresta?
R:As árvores caiam e ficavam na lama. Posteriormente,elas foram recobertas por cinzas vulcânicas,que eliminou o oxigênio desse material.

4-)Alguns movimentos do soerguimento do território,assim como a ação das águas e dos ventos,deixaram á mostra o quê?
R:Os fósseis das árvores,que podem ser observadas atualmente e contam um pouco de como era essa paisagem há milhões de anos.



DIFERENTES HABITATS                                                                        ATIVIDADE:5°

1-)Dê exemplos de lugares diferentes onde o ser humano pode viver.
R:Interior de florestas,nos desertos,nas altitudes elevadas das grandes montanhas e nas extensas geleiras.

2-)O que quer dizer habitat?
R:Meio onde um ser vivo habita e se desenvolve, adaptando-se ás características físicas e específicas do lugar.

3-)A fixação em habitats tão diferentes revela o quê?
R:A extraordinária capacidade humana de se adaptar ás mais extremas condições do meio natural.

4-)Para sobreviver em cada um desses ambientes,o ser humano foi fazendo o que?
R:Foi desenvolvendo e aprimorando seus instrumentos e técnicas de trabalho,para extrair da natureza os recursos necessários á sua sobrevivência.

5-)A medida que o ser humano de dispersou pela superfície terrestre,ele se apropriou da natureza e promoveu o que?
R:Modificações cada vez mais intensas em suas paisagens.

6-)Comente como o homem começou a praticar a agricultura.
R:Há cerca de 11 mil anos,ele cultiva o solo com arados manuais.

7-)Como ocorreu a evolução nas diversas técnicas de trabalho?
R:Ele foi aprendendo,acumulando e adquirindo novos conhecimentos e habilidades.

8-)Com o aprimoramento das técnicas de trabalho, o homem passou a fazer o que?
R:Passou a explorar de maneira mais intensa os recursos da natureza.

9-)A utilização de instrumentos e técnicas de trabalho cada vez mais avançada possibilitou o que?
R:Por cultivar extensas áreas do solo para produzir alimentos,explorar recursos florestais,extrair recursos minerais existente no subsolo,utilizar água dos rios para gerar energia elétrica.

10-)Ao se apropriar dos recursos da natureza,o que fez o ser humano?
R:Foi transformando cada vez mais intensamente as paisagens terrestres e alternando as características do espaço em que vive.

11-)Que nome recebeu o espaço ocupado e transformado pelo trabalho humano?
R:Espaço geográfico.


CHUVAS ÁCIDAS                                                                                         ATIVIDADE:6°

1-)De onde saem os gases tóxicos que fazem com que as chuvas se tornem ácidos?
R:São lançadas na atmosfera por indústria e pelos escapamentos dos automóveis.

2-)O que acontece quando essa chuva atinge a superfície terrestre?
R:Afeta lavouras e outras formações vegetais.

3-)Além de ameaçar organismos vivos,a chuva ácida também é prejudicial a que?
R:Lavoura,fauna e flora.



                                     PROVA DA  l l  UNIDADE DE GEOGRAFIA

1-)Comente como se dá o processo de petrificação das florestas.
R:As árvores caiam e ficavam na lama. Posteriormente,elas foram recobertas por cinzas vulcânicas,que eliminou o oxigênio desse material.

2-)Dê exemplos de alguns patrimônios históricos.
R:Cristo Redentor,Estátua da Liberdade e Pelourinho.

3-)Cite os continentes e pinte aquele em que o Brasil está localizado.
R:Antártica-África-América-Oceania-Europa-Ásia.

4-)A fixação de pessoas em habitats tão diferentes revela o que?
R:A extraordinária capacidade humana de se adaptar ás mais extremas condições do meio natural.

5-)O que acontece quando a chuva ácida atinge a superfície terrestre?

R:Afeta lavouras e outras formações vegetais.

6-)Qual é a utilidade de uma usina hidrelétrica?
R:Gerar energia elétrica


TECNOLOGIAS                                                                                           ATIVIDADE:7°

1-)A rapidez com que as inovações tecnológicas ocorrem,acaba contribuindo para o que?
R:Para o aumento crescente do consumo.

2-)A todo momento podemos observar o lançamento de que?
R:De produtos cada vez mais sofisticados e avançados tecnologicamente.

3-)Nos países desenvolvidos,qual é o tempo de utilização de um computador?
R:Ela caiu de 6 para 2 anos.

4-)A substituição dos equipamentos por outros mais eficientes,tem gerado o que?
R:Verdadeiras montanhas de lixo eletrônico.

5-)Como são conhecidos os lixos eletrônicos?
R:E-lixos.

6-)Além do volume de sucata gerado pelo e-lixo,esses equipamentos são compostos de que?
R:Substâncias tóxicas.

7-)Quanto mais um país emite gás carbono na atmosfera mais ele polui o meio ambiente.Quais países mais poluem?
R:E.U.A,China,Rússia,Índia,Japão,Alemanha,Brasil, e Canadá.

8-)Desde o império Romano o  gás carbono   já incomodava as pessoas.Qual era a pena para  o infrator que ousasse poluir os ares com a queima do carvão?
R:A morte.

9-)Foi no século 18 que o homem começou efetivamente castigar o meio ambiente em que vive.O que deu início nesse século?
R:Desenvolveu máquinas de fiar cada vez mais eficientes.

PAÍSES DESENVOLVIDOS E SUBDESENVOLVIDOS                        ATIVIDADE:8° 

1-)Os países desenvolvidos e subdesenvolvidos,recebem  quais outras denominações?
R:Países do sul e do norte.

2-)Países desenvolvidos e subdesenvolvidos referem-se á que?
R:A uma mesma realidade econômica e social que caracteriza e distingue os países do mundo.

3-)Quando podemos dizer que um pais é desenvolvido?
R:Quando o conjunto de sua população possui um nível elevado de bem-estar material e imaterial.

4-)Para analisar o nível do desenvolvimento de um país é preciso o que?
R:A ONU por meio da PNUD,vem analisando um conjunto de indicadores que retratam  a situação econômica e social dos países,como a renda,a escolarização, e as condições de vida.

5-)O que quer dizer IDH?
R:Índice de desenvolvimento humano.

6-)O cálculo de IDH de um país,resulta em um valor que varia de 0 á 1.Comente.
R:Quanto mais próximo de 0 for o IDH menos desenvolvido é o país,e quanto mais próximo do 1 for o IDH ,mais desenvolvido é o país.

7-)Quais países da América do Norte tem 95% da população alfabetizada?
R:E.U.A,França,Rússia,Japão, e Austrália.

8-)Como é considerado o IDH:
acima de 0,80?
R:Alto.

entre 0,79 e 0,50?
R:Médio.

inferior á 0,50?
R:Baixo.

2-)As condições de subdesenvolvimento de muitos países tem que tipo de origem?
R:Tem origens históricas.

3-)Cite alguns países europeus que se desenvolveram á custa de exploração de outros países no passado.
R:Inglaterra,Portugal,Espanha,França e Itália.

4-)Para garantir o controle sobre as colônias,visando a exploração de riquezas,o que fizeram os colonizadores europeus?
R:Exerceram um intenso domínio sobre os povos e as terras conquistada,escravizando e dizimando as populações nativas.

5-)Toda a exploração realizada durante o período colonial serviu para que?
R:Para o enriquecimento das nações europeias.

6-)As metrópoles forneciam o que?
R:Produtos manufaturados.

E as Colônias?
R:Riquezas minerais,matérias-primas agrícolas,e madeiras.

9 comentários:

  1. Muito útil , obrigada! =D

    ResponderExcluir
  2. MUITO OBRIGADA.
    Irei mandar meus alunos responderem!!!

    ResponderExcluir
  3. muito bom e eu estava precisando muito!!! vlww

    ResponderExcluir
  4. alquem sabe esta ? o que faz muitas leis nao serem cumpridas, d acordo com o objetivos de sua criacao

    ResponderExcluir
  5. Alguém sabe me dizer as formação das paisagens da terra e a transformação das paisagens naturais

    ResponderExcluir
  6. Agradeço à empresa de empréstimos Elegant por me ajudar a garantir um empréstimo de US $ 1.000.000,00 para estabelecer meu supermercado Foodstuff em diferentes lugares. Há quatro anos que procuro ajuda financeira. Mas agora, estou completamente estressado, livre de toda a ajuda do agente de crédito Sr. Russ Harry. Portanto, aconselho qualquer pessoa que busque fundos para melhorar seu negócio a entrar em contato com esta grande empresa para obter ajuda, e ela é real e testada. Você pode contatá-los por meio de - E-mail --Elegantloanfirm@Hotmail.com- ou Whats-app +393511617486.

    ResponderExcluir